Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz - A.A.A.O.C.

Reconhecida de Utilidade Pública – Lei 8.454 DE 04/12/1960

Rua Artur de Azevedo, nº 1, Cerqueira César - São Paulo (SP)

CNPJ/MF 43.927.516/0001-99

  • WhatsApp
  • Facebook AAAAOC
  • Instagram AAAOC
  • YouTube AAAOC

® O logotipo "Crânio com dois fêmures cruzados em segundo plano", os títulos "Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz" e "A.A.A.O.C." são marcas registradas da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz.  Proibida a reprodução sem prévia autorização da entidade.

Os produtos adquiridos em nossa lojinha online estarão disponíveis para retirada na Secretaria da AAAOC, em horário comerical, após confirmação do pedido no email cadastrado

© 2019 por Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz

Todos os direitos reservados

Logo_FMUSP_fundo-transparente.png

A ATLÉTICA

 

QUEM SOMOS?

A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) é o órgão desportivo que representa os acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e os médicos residentes do Complexo Hospital das Clínicas (HC). Tem sede na Rua Artur de Azevedo n° 01, no nobre bairro de Pinheiros, em São Paulo capital, a uma quadra da Rua Oscar Freire. O terreno, de aproximadamente 35 mil m², pertence à Universidade de São Paulo (USP) e sua administração é concedida à AAAOC em regime de comodato, vigente até o ano de 2036. O Conjunto de Edificações da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz é patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT.

Desde sua fundação, a Atlética, como é popularmente conhecida a AAAOC, tem coordenado a prática desportiva de diversas modalidades dos alunos da FMUSP. No total, 25 modalidades esportivas são praticadas anualmente nas dependências da Atlética, dentre elas Basquetebol, Handebol, Voleibol, Futebol, Rugby, Natação, Atletismo, Beisebol, Softbol, Polo Aquático e Tênis.

A AAAOC conta com três quadras poliesportivas, duas delas cobertas, um campo de futebol oficial, uma quadra de tênis, uma piscina semiolímpica, um barco-escola, pista de atletismo, salas para aulas de judô, alteres e tênis de mesa, construções estas erguidas em meio à vegetação que ainda é exuberante no local, possuindo trilhas para caminhadas.

As equipes atléticas da FMUSP participam de diversos eventos esportivos ao longo do ano, tais como a CALOMED (disputada entre calouros das faculdades de medicina do estado de São Paulo), a INTERUSP (disputada entre faculdades da Universidade de São Paulo) e a INTERMED (disputada entre as faculdades de medicina do estado de São Paulo com melhor desempenho esportivo), sendo esta última a de maior relevância histórica. Os atletas da AAAOC participam, ainda, de inúmeros torneios organizados por confederações e federações esportivas, como a Liga USP e o Novo Desporto Universitário (NDU).

Em 91 anos de existência, a AAAOC já contou, em suas equipes, com inúmeros atletas que representaram o país em seleções nacionais. Dentre seus antigos atletas e dirigentes estão muitos professores da FMUSP e médicos nacionalmente renomados. Depoimentos registrados por nomes consagrados da Medicina brasileira referenciam a AAAOC como local de aprimoramento de habilidades necessárias para a obtenção do sucesso na prática profissional médica.

NOSSA HISTÓRIA

A AAAOC foi fundada em 8 de outubro de 1928, quando os acadêmicos da Faculdade de Medicina da USP, ressentidos de espaços próprios para a prática esportiva, conquistaram um campo de futebol em uma área densamente arborizada.

 

No momento de sua fundação, estabeleceu-se que a Atlética ficaria sob administração do Departamento Esportivo do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC) dos alunos da FMUSP. As primeiras construções da Praça de Esportes datam de 1931. Em 1941, as atividades esportivas foram desvinculadas do CAOC e passaram propriamente a serem coordenadas por uma Diretoria independente, composta por acadêmicos da FMUSP eleitos anualmente.

 

Em 4 de dezembro de 1964, AAAOC foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, devido ao desenvolvimento de projetos sociais sob a tutoria da diretoria da Atlética e de acadêmicos da Universidade de São Paulo, que promovem projetos de reabilitação física e promoção à saúde voltados a uma grande parte dos pacientes do HC-FMUSP, bem como projetos socioculturais para crianças, jovens, adultos e idosos de baixa renda. Desde o início da graduação os alunos têm a possibilidade de contato e participação nestas ações, ajudando a desenvolver a noção de responsabilidade social, característica fundamental da medicina humanizada ensinada e aplicada pela Faculdade de Medicina da USP. 

 

Desde a sua criação, a AAAOC tem sido um importante centro de integração do meio universitário, com um objetivo claro de promover a excelência esportiva, a convivência e o espírito de fraternidade entre as gerações de alunos e antigos alunos da Faculdade de Medicina. Foram a dedicação e o amor daqueles que passaram por aqui que ajudaram a construir e a elevar o padrão esportivo da AAAOC, em nome da união, do comprometimento, da amizade e do orgulho de pertencer a essa tradicional e respeitada entidade esportiva.