NOSSAS COMPETIÇÕES

CALOMED

A CALOMED é a primeira grande competição do ano. É disputada, durante 3-4 dias, em alguma cidade do interior de São Paulo, entre os calouros das faculdades de Medicina do estado com melhor desempenho esportivo. Tem como objetivo principal a integração entre os primeiro-anistas de Medicina. Para a AAAOC, a CALO é renovação. É nela que os calouros conhecem melhor as modalidades e os times e começam a escolher um esporte para seus próximos anos. Nos 2 meses que separam a matrícula da nova turma e a competição, a AAAOC se volta para os calouros. São realizados treinos específicos para eles, com ajuda dos DMs (Diretores de Modalidade) e dos técnicos, além de terem espaço aberto para frequentarem os treinos regulares das modalidades. Mesmo para aqueles que não permanecem na Atlética, a CALO fica como lembrança de uma experiência única de confraternização com sua turma e com sua nova casa. A Pinheiros segue campeã invicta com 17 títulos em um total de 19 competições já disputadas.

INTERusP

A INTERUSP é uma competição anual organizada por 8 atléticas da Universidade de São Paulo (Pinheiros, Escola Politécnica, Medicina Ribeirão, Odontologia, FEA, ESALQ, Farmácia e São Francisco). Com 24 modalidades esportivas disputadas em 4 dias de competição, a INTERUSP é marcada pelo seu alto nível esportivo. Além dos atletas da graduação, a competição aceita a participação de pós-graduandos e estudantes de mestrado e doutorado da USP. Para a AAAOC, isso significa que alguns de nossos “velhos”, agora em suas residências médicas, podem voltar a jogar com nossa camisa. Normalmente, são 200 atletas participantes do 1º ao 10º ano de atlética. Em 33 INTERUSPs já disputadas, a Pinheiros levou o título em 25 delas. 

INTERMED

A INTERMED é a nossa principal competição no ano. São vários os motivos para que o ano de treinos na AAAOC seja focado sobretudo para essa competição. Primeiro, esse é o maior torneio Médico-Universitário da América Latina, e, segundo, é uma das mais tradicionais competições universitárias entre faculdades paulistas. Organizada por 19 faculdades através da LEAMESP (Liga Esportiva das Aléticas de Medicina do Estado de São Paulo), conta com 17 modalidades em 8 dias de disputa, se desenrolando durante a Semana da Pátria em uma cidade do interior do estado. A primeira edição da INTERMED ocorreu em 1966 e, desde então, ocorre anualmente. Num total de 51 edições, a Pinheiros detém o título geral de 35 delas. A Medicina Paulista (EPM) fica em 2º lugar, com 14 títulos gerais. Em 3º lugar, Medicina ABC, com apenas três títulos. Em 4º e último lugar, Santa Casa com um título. Trata-se da competição mais acirrada para os atletas, sendo todos acadêmicos da graduação: a competitividade e o nível esportivo tornam a disputa cada ano mais acirrada, com recordes sendo batidos e com progressivo rendimento esportivo.

NDU

A AAAOC é uma das atléticas fundadoras do NDU. Originado em 2010, o Novo Desporto Universitário (NDU) reúne hoje mais de 42 atléticas participantes em seus campeonatos semestrais. Atualmente, as modalidades disputadas são: Handebol Masculino, Handebol Feminino, Voleibol Masculino, Voleibol Feminino, Basquete Masculino, Basquete Feminino, Futsal
Masculino, Futsal Feminino e Futebol de Campo; e todos esses times da Medicina USP participam do campeonato.

O NDU é um campeonato utilizado pelas nossas equipes como preparação para as principais competições do ano. Devido aos jogos que ocorrem numa base semanal, ao nível técnico alto do campeonato e aos adversários provenientes também desses Inters; as equipes mantêm o foco, o entrosamento e o ritmo de jogo durante todo o ano.

ligAusP

A Copa USP é um campeonato semestral organizado pela LAAUSP (Liga Atlética Acadêmica da USP), que congrega as Associações Atléticas Acadêmicas de todas as unidades da Universidade de São Paulo, tanto da capital quanto do interior. O campeonato conta com diversas modalidades, dentre as quais vôlei, handebol, futsal e basquete são as principais. Nossos times encontram na Copa USP alguns de nossos maiores adversários, como FEA, POLI e SanFran, sendo um torneio disputado, mas que, com treino e raça, a Medicina se sobrepõe!