PLANO DIRETOR

PLANEJANDO O FUTURO. AGORA.

O QUE É?

A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) é o órgão desportivo que representa os acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e os médicos residentes do Complexo Hospital das Clínicas (HC). Tem sede na Rua Artur de Azevedo n° 01, no nobre bairro de Pinheiros, em São Paulo capital, a uma quadra da Rua Oscar Freire. O terreno, de aproximadamente 35 mil m², pertence à Universidade de São Paulo (USP) e sua administração é concedida à AAAOC em regime de comodato, vigente até o ano de 2036. O Conjunto de Edificações da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz é patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT.

Desde sua fundação, a Atlética, como é popularmente conhecida a AAAOC, tem coordenado a prática desportiva de diversas modalidades dos alunos da FMUSP. No total, 25 modalidades esportivas são praticadas anualmente nas dependências da Atlética, dentre elas Basquetebol, Handebol, Voleibol, Futebol, Rugby, Natação, Atletismo, Beisebol, Softbol, Polo Aquático e Tênis.

A AAAOC conta com três quadras poliesportivas, duas delas cobertas, um campo de futebol oficial, uma quadra de tênis, uma piscina semiolímpica, um barco-escola, pista de atletismo, salas para aulas de judô, alteres e tênis de mesa, construções estas erguidas em meio à vegetação que ainda é exuberante no local, possuindo trilhas para caminhadas.

As equipes atléticas da FMUSP participam de diversos eventos esportivos ao longo do ano, tais como a CALOMED (disputada entre calouros das faculdades de medicina do estado de São Paulo), a INTERUSP (disputada entre faculdades da Universidade de São Paulo) e a INTERMED (disputada entre as faculdades de medicina do estado de São Paulo com melhor desempenho esportivo), sendo esta última a de maior relevância histórica. Os atletas da AAAOC participam, ainda, de inúmeros torneios organizados por confederações e federações esportivas, como a Liga USP e o Novo Desporto Universitário (NDU).

Em 91 anos de existência, a AAAOC já contou, em suas equipes, com inúmeros atletas que representaram o país em seleções nacionais. Dentre seus antigos atletas e dirigentes estão muitos professores da FMUSP e médicos nacionalmente renomados. Depoimentos registrados por nomes consagrados da Medicina brasileira referenciam a AAAOC como local de aprimoramento de habilidades necessárias para a obtenção do sucesso na prática profissional médica.

PLANO DIRETOR.jpg

Clique no logotipo acima para acessar o Plano Diretor na íntegra