Em destaque

Remo volta às competições universitárias

março 1st, 2017 | by AAAOC
Remo volta às competições universitárias
AAAOC Esportivo
0

Esporte que fez parte dos primeiros jogos olímpicos modernos, o remo olímpico é uma modalidade que une força, resistência, tática, preparo psicológico, mas acima de tudo: força de vontade. São horas e mais horas treinando para acertar a técnica e o conjunto do barco. Em suma, é um esporte mais do que digno de ser praticado pelos atletas da AAAOC.

Na nossa Atlética, a modalidade esteve muito presente durante os anos em que ocorria a MacMed, trazendo várias medalhas para Casa. Fora do ambiente universitário, diversos remadores também fizeram história, como a dupla formada por Adib Jatene e Miguel Zupo, que quase chegou a representar o Brasil nas olimpíadas, ou aquel comporta composta por Wilson Jacob e Paulo Saldiva, que competiu provas paulistas e brasileiras.

Com o fim da MacMed e sem mais competições, o time acabou se desestruturando e apenas o remanescente do Barco Escola (local onde se pratica a remada em uma espécie de piscina) permaneceu na Atlética. No entanto, o remo não poderia deixar de existir. Em 2016, o time foi reativado por alunos que já sabiam remar e se comprometeram em formar uma equipe para competir contra a Poli ao final do ano (a qual já possuía um time de remo há alguns anos).

Com a ajuda das outras faculdades que praticavam a modalidade (Poli, FEA e Odonto) o time da MED conseguiu se reestruturar. A equipe se estabilizou com 15 atletas indo treinar 3 a 4 vezes por semana no galpão do Sport Club Corinthians Paulista, que passou a ceder 2 técnicos nos horários de treino, além de barcos, remos e aparelhos indoor. O que começou com treinos às 18h30 durante a semana, foi se estendendo para sábados às 8h30 até surgirem também os treinos às 6h da manhã (os mais empolgantes e necessários para treinar o oito, barco com 8 remadores e um timoneiro).

remo

O time atingiu seu objetivo de participar na Primeira Taça Usp de Remo, alcançando o terceiro lugar geral. Apesar de não ter sido o melhor dos resultados, o fervor da competição fez a equipe ficar mais unida e se animar para os treinos já visando à primeira colocação neste ano de 2017. Ainda no final do ano, organizou-se uma pequena Ac x Med que contou com a presença de trê médicos, sendo dois deles professores da faculdade: Anna Sara (MI), Flavio Hojaij (Anatomia) e Alexandre Kokron.

O ano virou e diversos membros já voltaram a treinar. Horários forem redefinidos, contando com 7 treinos na semana e permitindo que cada atleta escolhesse 3, ou mais, dos dias pra ir. Já no começo do ano, um dos sexto-anos, Felipe Shida, participou da prova de abertura da temporada paulista, a regata 4K. No sábado, dia 18/02, organizou-se outra Ac x Med, dessa vez contando com 9 médicos e tendo diversos barcos competindo na água. Experiências foram trocadas e a vontade de ganhar e a garra para ir aos treinos foram redobradas. Agora, o time se prepara, mais do que nunca, para honrar a camiseta da AAAOC na próxima competição universitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *