Em destaque

LAAUSP

LAAUSP

A LAAUSP , Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo, organiza dois campeonatos semestrais: a Copa USP e os Jogos da Liga, realizados  no primeiro semestre e no segundo semestre,respectivamente.O modelo atual de ambas vêm de 1999, com a reorganização da LAAUSP e envolvimento de diversas atléticas da USP, contribuindo para o que seria a “maior competição universitária realizada dentro da USP”, mas a Copa USP data de 1971.

A Liga conta com cerca de 30 atléticas atualmente, e os campeonatos envolvem diversas modalidades. A Copa USP de 2014 contou,em teoria , com 19 modalidades em 34 categorias, mas algumas não obtiveram número suficiente de atléticas inscritas. Já os Jogos da Liga do mesmo ano contaram com 16 modalidades, divididas em 24 categorias. A participação das diversas equipes da Medicina nos campeonatos varia semestralmente, mas a AAAOC é presença constante  na LAAUSP.

Além dos campeonatos semestrais, a LAAUSP ainda organiza campeonatos específicos, que contam com participações eventuais da Medicina: o BichUSP, competição entre os calouros dos cursos da USP realizada anualmente em março com a participação de mais de 1500 pessoas, e mais recentemente a Taça USP, competição realizada junto a Pró-Reitoria de Graduação que envolvia os campeões dos Jogos da Liga e do Caipirusp, competição entre as atléticas da USP do interior do estado.

A LAAUSP ainda organiza as seleções USP de cada modalidade, juntando os melhores atletas de cada atlética para participar da Copa Unisinos, um evento promovido pela Unisinos com a participação de instituições de São Paulo, Santa Catarina, Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul.