Em destaque

História da AAAOC

aaaoc 1934

AAAOC 1932

A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, a AAAOC, tem sede na Rua Artur de Azevedo n° 01, no bairro de Pinheiros. O terreno, de aproximadamente 35.000 m², pertence à Universidade de São Paulo (USP) através de doação pela Fazenda do Estado de São Paulo em 16 de junho de 1958. O uso e administração do espaço é cedida, em regime de comodato, desde 11 de junho de 1957, ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), que através de seu estatuto transfere a administração do local para a Atlética Oswaldo Cruz. O comodato está vigente até o ano de 2036.

Em 4 de dezembro de 1964 a AAAOC obteve o reconhecimento como Entidade de Utilidade Pública, devido ao desenvolvimento de projetos sociais sob a tutoria da diretoria da Atlética e de acadêmicos da Universidade de São Paulo, que promovem projetos de reabilitação física e promoção à saúde voltados a uma grande parte dos pacientes do HC-FMUSP, e projetos sócio-culturais para crianças, jovens, adultos e idosos de baixa renda. Desde o início da graduação os alunos têm a possibilidade de contato e participação nestas ações, ajudando a desenvolver a noção de responsabilidade social, característica fundamental da medicina humanizada ensinada e aplicada pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, o conjunto de projetos sociais da AAAOC denomina-se “ AAAOC do Bem”.

Em 1° de janeiro de 2003, foi publicado no Diário Oficial (D.O.E.; Poder Executivo, Seção I, São Paulo, 113 (1), quarta-feira, 1º de janeiro de 2003 – 13), uma lista de edificações que foram tombadas pelo patrimônio histórico e que não podem ter suas estruturas e estilo arquitetônico alterados.

“Artigo 1º – Fica tombado como bem cultural o conjunto de edificações que constituem o Clube Atlético Oswaldo Cruz (CAOC), a saber:

– a sede do Ginásio, de 1932, de inspiração gótica.

– a piscina semi-olímpica, considerada a segunda piscina mais antiga da cidade, com sua plataforma de saltos original.

– os dois ginásios cobertos

– o bosque anexo

– as quadras poliesportivas

– a pista de atletismo”

A fundação do clube ocorreu em 1928, mas a AAAOC propriamente dita foi fundada em 15 de Setembro de 1941, através da publicação de lei de autoria do Major Silvio de Magalhães Padilha e possibilitou a desvinculação da coordenação das atividades esportivas dos alunos da FMUSP do CAOC. De 1913 até 1941, as atividades esportivas dos alunos da FMUSP foram dirigidas pelo Departamento Esportivo do CAOC.

Desde 1941, a Atlética, como assim é conhecida a AAAOC, tem coordenado a prática desportiva de diversas modalidades atléticas dos alunos da FMUSP. No ano de 2014, 25 modalidades esportivas foram praticadas nas dependências da Atlética. Neste ano, 390 alunos-atletas participaram de torneios como a INTERMED, INTERUSP e de outros importantes torneios universitários. As equipes da FMUSP participaram ainda de torneios organizados por confederações e federações esportivas.

Neste longo tempo de existência, a AAAOC já contou em suas equipes com inúmeros atletas que representaram o país em seleções nacionais. Dentre seus antigos atletas e dirigentes estão muitos professores da FMUSP.

Depoimentos registrados por nomes consagrados da Medicina brasileira referenciam a AAAOC como local de aprimoramento de habilidades necessárias para a obtenção do sucesso na prática profissional médica. Em depoimento registrado em livro comemorativo ao aniversário da Atlética de 2014, o ex-Ministro da Saúde, Prof. Adib Jatene reconheceu a contribuição da AAAOC em sua formação profissional, destacando a determinação e superação obtidos pela prática esportiva.

Desde a sua criação, a AAAOC tem sido um centro de integração do meio universitário, com um objetivo bem claro de promover a excelência esportiva, a convivência e o espírito de fraternidade entre as gerações de alunos e antigos alunos da faculdade. Foram a dedicação e o amor daqueles que passaram por aqui que ajudaram a construir e elevar nossa querida A.A.A.O.C., em favor de união, comprometimento, amizade e o orgulho de ser um “filho de Arnaldo”.

A Atlética vive hoje sua 80a década de vida, ainda mais alegre e mais forte do que quando foi fundada há 88 anos.

Visão e Missão da AAAOC:

Nossa missão: Promover a prática desportiva e ações de responsabilidade social com vistas à formação social, cultural, ética e cidadã do estudante de medicina, promover a integração entre as faculdades de medicina, em âmbito municipal, estadual e nacional, e entre alunos, professores e médicos da Universidade de São Paulo, por meio de eventos culturais e esportivos.

Nossa visão: tornar-se associação atlética acadêmica de excelência nas práticas desportivas e servir referência na formação de lideranças e de estudantes com formação integral, socio-cultural e humana, comprometidos com a superação pessoal e melhoria da sociedade.

Valores da AAAOC:

  • Compromisso socioambiental
  • Responsabilidade ético-moral
  • Excelência esportiva
  • Fraternidade
  • Comprometimento
  • Aprendizado