Em destaque

Entrou para a história

MAC x MED

A MAC x MED foi a mais tradicional competição universitária brasileira. Envolveu a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz dos alunos da Faculdade de Medicina da USP e a Associação Atlética Acadêmica Horácio Lane dos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Mackenzie.
_         Entre 14 e 21 de setembro de 1935, realizou-se a primeira MAC x MED com as seguintes modalidades: futebol, bola ao cesto, vôlei, tênis, atletismo, natação, polo aquático, xadrez e tênis de mesa. Ao final das 9 provas O título da 1ª MAC x  MED foi do Mackenzie por, 6 vitórias a 3.  A premiação aos vencedores ocorreu através de medalhas e de uma taça transitória que deveria ficar com o ganhador por um ano até a competição seguinte.
Inicialmente, as provas foram realizadas nos campos esportivos do Mackenzie e da Medicina no entanto,  a partir de 1938 a competição ultrapassou os muros das duas faculdades, porque suas instalações não comportavam mais o número de atletas que aumentava a cada ano.
No ano de 1966, na 32ª edição da MAC x MED, o rugby passou a fazer parte da competição, marcando o início do rugby universitário no Brasil, em uma partida que a Medicina derrotou o Mackenzie por 6 a 3.
__ __Devido a  problemas de ordens política e financeira, no ano de 1998, as atléticas não entraram num acordo de forma que a  AAAOC decidiu retirar-se da competição. De 1998 a 2005, a competição continuou a ser disputada anualmente apenas pelo rugby. Em 2006, voltou a ser disputada por várias modalidades constituindo a 64ª MAC x MED.

Histórico da Competição:  Títulos do Mackenzie =  37; Títulos da Medicina = 28

 

Referências:

História da MAC-MED: http://www.reocities.com/macmed67/index.htm. Visitado em 20/12/2015.foto MAC MED