Em destaque

ACTC

A Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração é uma instituiçao que foi fundada em 1994, por iniciativa do Prof. Dr. Miguel Barbero Marcial, chefe da equipe de cirurgia cardíaca do Instituto do Coração – InCor(HC–FMUSP). O projeto foi concretizado com a ajuda e participação de médicos especialistas na área de cardiologia, colaboradores, empresários e voluntários. A Associação foi constituída para atender crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave, dar assistência no pré e pós ambulatório, oferecer hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo, beneficiárias do Sistema Único de Saúde, em tratamento nos principais centros médicos que atendem alta complexidade. Os usuários, crianças/adolescentes e mães/acompanhantes, recebem atendimentos da equipe interdisciplinar e usufruem dos serviços oferecidos durante todo o tempo de permanência na instituição.

Hoje, após 20 anos, a ACTC – Casa do Coração tem como hospitais oficiais o InCor, Beneficência Portuguesa e HCor. Já foram atendidos mais de 3.074 pacientes, que se beneficiaram com o aperfeiçoamento dos tratamentos cardíacos pediátricos e com o suporte oferecido para melhor adesão ao tratamento.

A parceria com a AAAOC envolve 2 grupos, um de crianças e outro de jovens, que utilizam o espaço da clareira do bosque, às quartas-feiras, para a realização de atividades lúdicas no espaço, leitura de histórias, encenações e diversas atividades de lazer usufruindo o melhor que as atividades e o ambiente ao ar-livre possa proporcionar para o lazer e melhor evolução dos pacientes.