Em destaque

AAAOC do Bem


AAAOC do Bem é o conjunto de ações sociais sob responsabilidade da A.A.A.O.C. que ocorrem nos espaços físicos do clube e também fora dele, coordenadas pelo Conselho de Ações Sociais da A.A.A.O.C., composto por alunos, ex-alunos e colaboradores da Faculdade de Medicina da USP.

A AAAOC do Bem representa a responsabilidade da A.A.A.O.C. enquanto referência dentro da Universidade de São Paulo e, portanto, do Brasil, e seu compromisso não apenas com a formação integral cidadã de seus alunos, mas também com o desenvolvimento da comunidade local por meio da relação entre saúde, meio ambiente e esporte.

 

Fisio-AAAOC

De segunda a sexta a AAAOC cede espaço para a reabilitação física e cardiopulmonar dos pacientes da fisioterapia do InCor e do ICHC.

 

Pacote e Jogos Anuais da Terapia Esportiva

Promovido pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (A.A.A.O.C), os Jogos Anuais da Terapia Esportiva reúnem cerca de 80 jovens portadores de paralisia cerebral que disputam provas de revezamento, arremesso, handebol, futebol de salão e queimada.  A competição marca o encerramento de atividades de terapia esportiva realizadas durante todo o ano com pacientes do grupo de paralisia cerebral do hospital no espaço da atlética. Uma equipe multiprofissional se utiliza de diversas modalidades do esporte para estimular as funções do aparelho locomotor destes pacientes, auxiliando-os no processo de reabilitação global e desenvolvimento de sua sociabilização. Paralelamente aos exercícios, assistentes sociais e fisioterapeutas realizam reuniões e atividades com as mães e familiares dos pacientes.

 

Associação Marly Cury

A Associação Marly Cury (AMC) é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2000, que atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, ambos os sexos, em situação de risco e vulnerabilidade social.

A AMC é mantenedora de um serviço de acolhimento institucional (abrigo) que oferece moradia, alimentação, inserção na rede de saúde, ensino, lazer, cultura e outras atividades sócio-educativas.

Tem como objetivo promover a reinserção social e a reintegração familiar, bem como estabelecer a dignidade, a emancipação e a autonomia dos atendidos.

A A.A.A.O.C cede o espaço para a realização de atividades semanais com as crianças da Associação, envolvendo eventos sociais, atividades lúdicas no parquinho e nas quadras, além de aulas de biologia no bosque.

Como ajudar?

www.associacaomarlycury.org.br

 

 

Associação Desportiva para Deficientes

Associação Desportiva para Deficientes é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1996.
Dentro de sua filosofia de trabalho, desenvolve projetos que facilitem o processo de integração e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de práticas esportivas adaptadas, apoio educacional e cursos de capacitação.

ADD desenvolve as modalidades competitivas de basquete em cadeira de rodas e atletismo, além de apoiar atletas de ciclismo.

A instituição também atua de forma pioneira na educação esportiva para crianças com deficiência desde 2001, iniciativa que culminou na criação da ADD Escola de Esporte Adaptado em 2010.
Em 18 anos de atividades, a ADD atendeu milhares de pessoas com deficiência direta e indiretamente.

A Associação utiliza o espaço da A.A.A.O.C todos os sábados para a educação esportiva de crianças deficientes e a Atlética apóia a missão da ADD de promover o desenvolvimento de pessoas com deficiência por meio do incentivo ao esporte e cursos de capacitação, facilitando a inclusão social.

Como ajudar?

www.add.org.br

 

ACTC – Casa do Coração

Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes portadores de doenças cardíacas graves, acompanhados de suas mães/acompanhantes, vindos de todo o Brasil e de países vizinhos, para tratamento nos principais centros médicos que atendam alta complexidade.

Todos recebem a assistência que necessitam durante o tempo em que permanecem em São Paulo para realização de cirurgias e nos retornos periódicos para exames, consultas e reavaliação médica.

Desde a sua fundação, a ACTC – Casa do Coração já realizou mais de 324.500 atendimentos. O serviço é totalmente gratuito e a entidade é mantida graças à contribuição de pessoas físicas e jurídicas.

A fundação utiliza  a AAAOC gratuitamente para a realização de atividades lúdicas, leitura de histórias, encenações e outras atividades de lazer.

Como ajudar?
www.actc.org.br

 

 

Gerosaúde

O Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em parceria com a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, oferece atividades para todos aqueles que visam um envelhecimento saudável através do desenvolvimento das suas capacidades físicas, mentais e sociais. Os participantes contam com uma equipe multidiciplinar altamente qualificada formada por professores, mestres e doutores pronta para ajudá-los a definir e atingir seus objetivos. Todas as atividades oferecidas acontecem no espaço da A.A.A.O.C.

 

Psiquiatria-AAAOC

Realização de atividades físicas ou lúdicas supervisionadas com pacientes do IPQ e do hospital dia.

 

Med Pholia contra o câncer infantil

Bloco promovido pelos estudantes de Medicina da Universidade de São Paulo, aberto ao público. O projeto conta com o apoio institucional do HCFMUSP, dos Doutores da Alegria, da Fundação Pró-Sangue, da Associação das Voluntárias do HCFMUSP, da faculdade de Medicina da USP e AAAFMUSP. durante o evento ocorre arrecadação e doação de brinquedos a crianças carentes, bem como campanhas de doação de sangue.

 

Projeto Sonhar Acordado

A ONG Sonhar Acordado é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que atua junto a instituições, orfanatos, casas de apoio e hospitais e que busca transformar a vida de crianças carentes por meio de uma relação de amizade com o jovem voluntário.

O objetivo da ONG é a formação de cidadãos por meio da transmissão de valores humanos e de atividades culturais, esportivas e recreativas. A A.A.A.O.C defende esses objetivos e, por meio da cessão do espaço da atlética contribui para que sejam alcançados.

Como ajudar?

www.sonharacordado.org.br